sexta-feira, 30 de março de 2012

Brasil terá que prestar contas sobre morte de Herzog à OEA

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), entidade da Organização dos Estados Americanos (OEA), notificou nesta semana o Estado brasileiro sobre denúncias referentes às circunstâncias da morte do jornalista Vladimir Herzog, em 1975.



A morte de Vladimir Herzog no DOI-Codi de São Paulo foi apresentada como suicídio

O governo brasileiro recebeu na última terça-feira (27) a denúncia apresentada à OEA pelo Centro pela Justiça e o Direito Internacional, pela Fundação Interamericana de Defesa dos Direitos Humanos, pelo Grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo e pelo Centro Santo Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo. As organizações questionam o fato de ninguém ter sido punido pela morte.
“Estas organizações, em parceria com o Instituto Vladimir Herzog, entendem que esta notificação chega em um momento fundamental ao conhecimento do Estado brasileiro, quando os órgãos competentes são chamados tomar decisões que podem assegurar a manutenção do Estado Democrático de Direito, e a garantia da consolidação da democracia no Brasil”, afirma o instituto em nota.
Conforme denunciado à Comissão Interamericana, o jornalista foi morto após ter sido detido por agentes do DOI/Codi --a morte de Herzog foi apresentada como suicídio. 
O Brasil terá um período para apresentar sua defesa e, se as explicações forem consideradas insuficientes, a comissão poderá remeter o processo para a Corte Interamericana de Direitos Humanos, onde o Brasil poderá ser condenado. 
Procurados pela reportagem, o Itamaraty e a Secretaria de Direitos Humanos não informaram se já foram notificados sobre a investigação.
Fonte - Agencia Brasil - http://noticias.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário